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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Sabrina Aparecida Alves-
dc.date.accessioned2025-03-20T23:58:15Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-03-20T23:58:15Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/181-
dc.description.abstractAiming to maintain global market competitiveness and the quality of production processes, the automotive sector has made significant investments in production methods that ensure the quality of manufactured vehicles. In this context, investing in employee training and development has emerged as a fundamental strategy to achieve these objectives. This study sought to investigate how the implementation of a dedicated training and development space for employees at an automotive company located in the industrial region of Resende, Rio de Janeiro, contributed to improving vehicle quality, reducing defects and production costs, while also promoting employee engagement and well-being. The research was conducted through the analysis of two distinct indicators: the quality indicator and the cost indicator, complemented by an opinion survey applied to production employees. The implementation of quality management systems has been essential to ensure that each vehicle meets the highest quality standards. A Training Center was developed to equip operators with the necessary skills and knowledge for efficient and high-quality production, minimizing errors and production costs. The study includes a quantitative analysis of the quality and cost indicators before and after the implementation of this dedicated space. Preliminary results indicate a significant reduction of 30.6% in the number of defects and a 29.2% reduction in repair costs. Additionally, an opinion survey conducted with the organization's employees revealed that the training increased employee confidence and satisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectIndústria automotivapt_BR
dc.titleEstudo de caso: a importância do treinamento na redução de defeitos em uma fábrica automotivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Anderson Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5728697149574796pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Cassio Castilho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4847806522737469pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Nilson Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0133918541671283pt_BR
dc.description.resumoVisando manter a competitividade no mercado global e a qualidade dos processos produtivos, o setor automotivo tem feito investimentos significativos em processos de produção que garantem a qualidade dos veículos produzidos. Nesse contexto, o investimento em capacitação e treinamento de colaboradores emerge como uma estratégia fundamental para atingir esses objetivos. Com isso, este estudo buscou investigar como a implantação de um espaço dedicado a treinamentos e capacitações aos colaborares em uma empresa automobilística localizada na região industrial de Resende, Rio de Janeiro, contribuiu para a melhoria da qualidade dos veículos produzidos, reduziu defeitos e custos de produção, e ainda promoveu o engajamento e bem-estar dos colaboradores. Através da análise de dois indicadores distintos, o indicador de qualidade e o indicador de custos, complementado por uma pesquisa de opinião aplicada aos colaboradores da produção. A implementação de sistemas de gerenciamento da qualidade tem sido fundamental para garantir que cada veículo atenda aos mais altos padrões de qualidade. Um Centro de Treinamentos foi desenvolvido para capacitar os operadores com as habilidades e conhecimentos necessários para uma produção eficiente e de qualidade, minimizando erros e custos de produção. O estudo inclui uma análise quantitativa dos resultados do indicador de qualidade e de custos antes e após a implantação desse espaço dedicado. Os resultados preliminares indicam uma redução significativa de 30,6% na quantidade de defeitos, e uma redução de 29,2% de custos de reparo. De forma complementar, uma pesquisa de opinião foi realizada com os colaboradores da organização e os resultados revelam que o treinamento elevou a confiança e a satisfação dos colaboradores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia de Resendept_BR
dc.publisher.initialsAEDBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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