Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/186
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Bullying nas escolas: uma análise do tema nas mídias digitais |
Autor(es): | Conceição, Vitória das Graças Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Baldini, Karla Beatriz Lopes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fischer, Eliana Michelle Paviotti |
Resumo: | O tema Bullying, proposto neste estudo, está sendo discutido amplamente e faz parte dos debates atuais, principalmente na área escolar. As escolas estão a cada dia encontrando novos desafios, e diante disso, sentem a necessidade de modificações em todo o seu contexto escolar. Muito se tem falado sobre o assunto dentro das escolas, mas uma parte mais obscura acaba ficando quase que esquecida. O Bullying que começa na escola verbalmente pode acabar se tornando uma intimidação, ameaça, agressão ou até homicídio. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo, sendo realizada uma revisão bibliográfica para aprofundamento no tema e analise de mídias publicadas recentemente a fim de sensibilizar e explorar o lado mais brutal do Bullying. A análise dos dados demonstrou que ele chega nas situações mais diversas, não possuindo qualquer característica ou ambiente propício, ele independe de idade, classe social, gênero ou qualquer outra característica. Pode se manifestar de formas diversas, desde um xingamento até um crime. Ele existe a muito tempo e não há como negar que os avanços tecnológicos contribuíram muito para o crescimento do número de casos graves. Com isso, é preciso que todos estejam atentos ao sinais, precisamos despertar nos educandos uma consciência crítica para que eles mesmo saibam avaliar suas atitudes, priorizando sempre o respeito pelo outro, de forma que antes de agir, causando algum mal, ele possa refletir sobre o que sua atitude poderá causar aos seus semelhantes. |
Abstract: | The topic Bullying, here proposed, has been widely discussed and is part of recent debates, specially in the educational area. Schools have been facing new challenges every day, and due to that, they feel the need of changing whatever is necessary in the whole school context. The topic has been approached in the schools, but there's an obcure side that ends up forgotten. Bullying that start in schools with verbal offenses may turn into intimidation, offenses, aggression or even murder. The research is quali-quantitative, being made a bibliographic review for deepen the topic and recently published media analysis in order to raise awareness and explore the most brutal side of Bullying. Data analysis showed it appears in many different situations, not following a Pattern of characteristics or environments, it independs age, gender, social class or any other thing. Bullying exists for a long time and it's undeniable that technology development has actively influenced in the increase of serious cases. So, it's necessary that everybody is attentive to the signs, we need to awaken on students a critic conscience so that they are able to analyze their own attitudes, prioritizing mutual respect, in order to make them reflect in their attitude consequences even before acting in a harmful way to another one. |
Palavras-chave: | Pedagogia Bullying Violência escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Associação Educacional Dom Bosco |
Sigla da Instituição: | AEDB |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/186 |
Data do documento: | 21-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bulling nas escolas.pdf | 454 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.