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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTesliuk, Viviane Machado-
dc.date.accessioned2025-04-16T19:09:21Z-
dc.date.available2025-04-16-
dc.date.available2025-04-16T19:09:21Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/187-
dc.description.abstractWaldorf education was conceived by Rudolf Steiner in the early 20th century. This pedagogical approach is based on anthroposophical principles that consider the integral development of the child as its educational goal, prioritizing the holistic growth of the individual. In light of the growing interest in alternative educational approaches and the large number of institutions adopting Waldorf education, this study analyzed the relevance and applicability of this pedagogy as an alternative proposal to meet the needs of childhood. The study was developed through a qualitative literature review. The research results indicate that Waldorf education is effective in creating a learning environment that respects the natural development of children and promotes their creative and critical skills. Waldorf education respects individual learning rhythms, adapting its curriculum to the needs of each stage of development, thus promoting a personalized and, consequently, meaningful educational experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSteiner, Rudolfpt_BR
dc.subjectAntroposifiapt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.titlePedagogia Waldorf: uma proposta alternativa para atender a infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Baldini, Karla Beatriz Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838136723447652pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Ana Alice Kulina Simon Esteves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4138396385806796pt_BR
dc.description.resumoA Pedagogia Waldorf foi concebida por Rudolf Steiner no início do século XX. Essa abordagem pedagógica é baseada em princípios antroposóficos que consideram o desenvolvimento integral da criança como seu objetivo educacional e prioriza o crescimento holístico do indivíduo. Diante do crescente interesse em abordagens educacionais alternativas e do grande número de instituições que adotam a Pedagogia Waldorf, este estudo analisou a relevância e a aplicabilidade dessa Pedagogia como uma proposta alternativa para atender às necessidades da infância. O estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica qualitativa. Os resultados da pesquisa indicam que a Pedagogia Waldorf é eficaz em criar um ambiente de aprendizagem que respeita o desenvolvimento natural das crianças e promove suas habilidades criativas e críticas. A Pedagogia Waldorf respeita os ritmos individuais de aprendizagem, adaptando seu currículo às necessidades de cada etapa de desenvolvimento, de forma a promover uma experiência educativa personalizada e por consequência significativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Boscopt_BR
dc.publisher.initialsAEDBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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