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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarmo, Clarisse Araujo Forte do-
dc.creatorSantos, José Maurício Mendes dos-
dc.creatorAndrade, Natália Cristina Pedro-
dc.date.accessioned2022-04-11T20:47:11Z-
dc.date.available2022-04-11-
dc.date.available2022-04-11T20:47:11Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/57-
dc.description.abstractThis research aimed to highlight the importance of the Brazilian Sign Language (LIBRAS), in the teaching-learning process, of deaf/hearing impaired individuals, in school physical education classes and from this understanding the reality experienced both by physical education teachers, as well as by these specific students, mentioned above. Considering that the decree of the federative laws of Brazil, number 5.626/2005, in its Art. 3, included LIBRAS as a mandatory curricular discipline in teacher training courses, it is understood that, before that, higher education institutions, had no obligation to offer this discipline. The type of research used in this study was qualitative, through field research, which occurred through online questionnaires. This research had 50 participants: 12 deaf people and 38 physical education teachers. From the information collected, we analyzed the deaf person's view of the Physical Education teacher and also the challenges that professionals in the area face to teach these students in specific. Through the field research conducted, we identified that the teachers who were formed in the years before the sanction of the decree, were not able to communicate through the Brazilian Sign Language, and simultaneously found that deaf/hearing impaired students presented some learning difficulties, caused by complexity in communication, and as a consequence, at times did not obtain significant learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.titleA importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de ensino: aprendizagem de alunos surdos na Educação Física Escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almada, Romana Rosas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828876395198882pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4567502558957747pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Gleisson da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5029932722885019pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo destacar a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no processo de ensino-aprendizagem, de indivíduos surdos/ deficientes auditivos, nas aulas de Educação Física Escolar e a partir disto compreender a realidade vivenciada tanto pelos professores de Educação Física, como também por esses alunos em específico, mencionados acima. Considerando que o decreto nº 5.626/2005, em seu Art. 3º, incluiu a LIBRAS como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores, entende-se que, antes disso as Instituições de Ensino Superior (IES) não tinham obrigatoriedade em ofertar essa disciplina. O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho, foi o qualitativo, através de uma pesquisa de campo, que ocorreu por meio de questionários online. Esta pesquisa contou com 50 participantes: 12 pessoas surdas e 38 professores de Educação Física. A partir dos dados coletados, analisou-se a visão da pessoa surda quanto ao professor de Educação Física e também os desafios que os profissionais da área enfrentam para lecionar a esses alunos em específicos. Através da pesquisa de campo realizada, identificamos que os professores que se formaram nos anos anteriores a sanção do decreto, não foram capacitados para se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais, e simultaneamente constatamos que os alunos surdos/deficientes auditivos apresentaram algumas dificuldades de aprendizagem, ocasionadas pela complexidade na comunicação, e como consequência, em alguns momentos não obtiveram uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Boscopt_BR
dc.publisher.initialsAEDBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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