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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Alessandra Oliveira Rocha de-
dc.creatorSoares, Maria Luiza de Mendonça-
dc.date.accessioned2022-04-11T22:19:59Z-
dc.date.available2022-04-11-
dc.date.available2022-04-11T22:19:59Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/61-
dc.description.abstractAccording to the United Nations, they are people considered to be disabled who have long-term impairments of a physical, mental, intellectual or sensory nature, or who can hinder effective participation in society, when placed on an equal footing with other people (UN, 2007). The main objective of this descriptive research is to report the benefits of Physical Education classes for students with disabilities, making a comparison, both in the regular school system and in specialized institutions. The methodological referential adopted in this research is considered a qualitative investigation. The subjects of this research are related to specialized or regular educational institutions. The Specialized Education Institution for Special Education chosen was: Sociedade Pestalozzi de Resende; and the Regular Schools chosen were: E. M. Augusto de Carvalho and E. M. Sagrado Coração. Thus, 8 teachers participated in this research, 2 qualified who work in the direction and/or pedagogical coordination. Data from this research were obtained through online questionnaires, which were sent to participants through the Google Forms platform. These data were analyzed following the principles of Content Analysis by Bardin (2011). The results of this study showed that volunteers have aware the various benefits obtained from the practice of Physical Education classes. Despite the differences between the educational segments, both are able to providing excellent assistance to students with disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleOs benefícios da Educação Física pra os alunos com deficiência: uma comparação da rede regular de ensino com as escolas especializadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almada, Romana Rosas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828876395198882pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4567502558957747pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tania Regina Borges e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740615488877294pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com a Organização das Nações Unidas, são consideradas pessoas com deficiência aquelas que apresentam impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que pode dificultar a participação efetiva na sociedade, quando colocado em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2007). O principal objetivo desta pesquisa descritiva, é relatar quais os benefícios das aulas de Educação Física para os alunos com deficiência, fazendo uma comparação, tanto na rede regular de ensino, como nas instituições especializadas. O referencial metodológico adotado nesta pesquisa é considerado qualitativo de investigação. Os sujeitos desta pesquisa estão relacionados com as instituições de ensino especializadas ou regulares. A Instituição de Ensino Especializada da Educação Especial escolhida foi: Sociedade Pestalozzi de Resende; e as Escolas Regulares de Ensino escolhidas foram: E. M. Augusto de Carvalho e E.M Sagrado Coração. Sendo assim, participaram desta pesquisa, 08 professores e 02 indivíduos que atuam na direção e/ou gestão pedagógica, totalizando 10 participantes. Os dados desta pesquisa foram obtidos através de questionários online, que foram enviados para os participantes via plataforma do Google Forms. Estes dados foram analisados seguindo os princípios de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados deste estudo mostraram que os voluntários têm consciência dos diversos benefícios obtidos com a prática das aulas de Educação Física. Apesar das diferenças entre os segmentos educacionais, ambos são capazes de prestar um atendimento de excelência aos alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Boscopt_BR
dc.publisher.initialsAEDBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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