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dc.creatorPacheco, Douglas Xavier-
dc.creatorDomingos, Vinícius Salgado-
dc.date.accessioned2022-04-12T21:01:11Z-
dc.date.available2022-04-12-
dc.date.available2022-04-12T21:01:11Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/64-
dc.description.abstractThe present work aims to provide an understanding of the history of Physical Education evolution, through the times in the national context, emphasizing its concepts, conceptions and importance, in relation to its social, political and pedagogical aspects. This study is a bibliographic type research having as sources of analysis in published studies on: The evolution of Physical Education in Brazil, whose references used cover the period from 2000 to 2021. The applied methodology comprises the references already published, or that is, a literature review of an explanatory nature, carried out in books and scientific articles in the Virtual Library in relation to the study topic, and its purpose is to put the researcher in direct contact with what is written on a certain subject. For this, a group of selected authors such as: Castelani for discussing the historical trajectory from the hygienist movement, the valorization of the physical body, morality, the influence of militarism, and finally the sporting movement, which was a great milestone for Brazilian schools. Darido's contributions to this work reflect the psychomotricity concept and motor development; Soares' work to highlight that it is possible to verify numerous pedagogical practices with emphasis on good students to the detriment of less able ones, and thus the daily actions are aimed at sports practices. It is concluded that Physical Education is an auxiliary component in the global development of the student. The classes in this discipline contribute to the psychomotor development of students, and act on the evolution of their personality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA evolução da Educação Física Escolar no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tânia Regina Borges e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280698345853005pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4567502558957747pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Carlos Vagner Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315463061330898pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo oportunizar a compreensão da história da evolução da Educação Física, através dos tempos no contexto nacional, enfatizando seus conceitos, concepções e importância, em relação a seus aspectos sociais, políticos e pedagógicos. Este estudo trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica tendo como fontes de análise em estudos publicadas sobre: A evolução da Educação Física no Brasil, cujas referências utilizadas compreendem ao período a partir de 1990. A metodologia aplicada corresponde há referências já publicadas, ou seja, uma revisão da literatura caráter explicativo, realizada em livros e artigos científicos da Biblioteca Virtual em relação ao tema de estudo. Para tanto um coletivo de autores selecionados como: Castelani por discorrer a trajetória histórica desde o movimento higienista, a valorização do corpo físico, da moral, a influência do militarismo, por fim o movimento de esportivização, que foi um grande marco para as escolas brasileiras. As contribuições de Darido para este trabalho refletem a concepção psicomotricidade e o desenvolvimento motor; a obra de Soares para destacar que é possível verificar inúmeras práticas pedagógicas com ênfase aos bons alunos em detrimento dos menos capacitados e assim as ações diárias visam às práticas esportivas. Conclui-se que a Educação Física é um componente auxiliar no desenvolvimento global do educando. As aulas desta disciplina contribuem para desenvolvimento psicomotor dos alunos, e atuam na evolução de sua personalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Boscopt_BR
dc.publisher.initialsAEDBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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