Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/65
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Celso, Enilaine Kathalyng Santos | - |
dc.creator | Leite, Jennyfer Aparecida Farias | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T21:16:10Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12 | - |
dc.date.available | 2022-04-12T21:16:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/65 | - |
dc.description.abstract | This is a literature review research which will result in the course completion work (TCC). Therefore, textual analysis of articles, books and magazines was carried out, with an emphasis on school and autism. One of the objectives is to visualize, through a bibliographic review, how the overall development of the autistic student is in Physical Education classes, learning and understanding the methodologies to be applied in inclusive classes, so that we can propose inclusive activities aimed at autistic people. As it is a work that does not involve field research and no individual, there is no need for the Informed Consent Form (FICF). However, the suitability of preserving the central idea of the text, citing the authors and identifying the sources grows in importance. To carry out this bibliographic research, websites were used: Academic Google, SciELO, LILACS and homepages. It has a baseline period from 2007 until 2021. It was possible to see in our results that the relationship of positioning Physical Education as an area that works to benefit autistic students is scarce. There was also a lack of research in relation to the challenges faced by teachers in achieving inclusion. Another issue not found in the research is related to mentioning activities that would globally help the autistic student starting from this discipline. In general, in our research, we observed that Physical Education brings great benefits to ATE (Autism Spectrum Disorder) globally, even if little mentioned and recognized, it has the proposal to develop and understand your individual side through teaching, learning and quality of life. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Associação Educacional Dom Bosco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Educação Física no desenvolvimento global do autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almada, Romana Rosas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8828876395198882 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Marcelo Guimarães | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4567502558957747 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Monique Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0280698345853005 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa é uma pesquisa de revisão de literatura que resultou no trabalho de conclusão de curso (TCC). Portanto, foi realizado análises textuais, de artigos, livros e revistas, com ênfase na área escolar e autismo. Um dos objetivos é visualizar por meio da revisão bibliográfica como é o desenvolvimento global do aluno autista nas aulas de Educação Física, aprendendo e compreendendo quais são as metodologias a serem aplicadas nas aulas inclusivas, para que possamos propor atividades inclusivas voltadas para os autistas. Por se tratar de um trabalho que não envolve pesquisa de campo e nenhum indivíduo, não há necessidade do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Porém, cresce de importância a idoneidade em preservar a ideia central do texto, citação dos autores e identificação das fontes. Para a realização dessa pesquisa bibliográfica, foram utilizados sites: Google acadêmico, SciELO, LILACS e homepages. Possuindo um período de embasamento de 2007 até 2021. Foi possível visualizar em nossos resultados que é escasso a relação de posicionar a Educação Física como uma área que atua para beneficiar os alunos autistas. Também foi constatado falta de pesquisas em relação aos desafios dos professores em realizar a inclusão. Outra questão não encontrada nas pesquisas se relaciona em mencionar atividades que auxiliariam de uma forma global o aluno autista partindo desta disciplina. De modo geral, em nossa pesquisa, observamos que a Educação Física traz grandes benefícios ao TEA (Transtorno Espectro Autismo) de maneira global, mesmo que pouco mencionado e reconhecido, ele tem a proposta de desenvolver e compreender o seu lado individual através do ensino aprendizagem e qualidade de vida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco | pt_BR |
dc.publisher.initials | AEDB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
G4 (Enilaine Kathalyng e Jennyfer Aparecida).pdf | 550,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.