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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inatividade física, comportamento sedentário e obesidade em escolares da Educação Infantil ao Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Welinton Santos da
Primeiro Orientador: Araujo, Gleisson da Silva Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcelo Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Carlos Vagner Nascimento
Resumo: O presente trabalho busca investigar a inatividade física, comportamento sedentário e obesidade em escolares da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Tendo em vista que, a atividade física beneficia o organismo, sendo recomenda como uma estratégia para promoção da saúde. Atualmente, muitos estudos têm sido divulgados na literatura científica assim como reportagens e notícias na mídia, acerca dos malefícios da falta de atividade física, sedentarismo e a obesidade. Por outro lado, a prática de atividade física diminui o risco de doenças, trazendo melhorias à qualidade de vida dos indivíduos. De tal forma, o estudo visa analisar como se dá a inatividade física, comportamento sedentário e obesidade em escolares da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, uma vez que nessa fase o corpo está em desenvolvimento. Com base em análise bibliográfica de autores que tratam sobre o referido tema, foi possível observar que, a rotina e os costumes das crianças e adolescentes aliados às novas tecnologias e hábitos sedentários contribuem diretamente para os elevados índices de inatividade física, sedentarismo e obesidade na faixa etária estudada. Diante disso, o papel da Educação Física deve ser de conscientização e estímulo para a prática de atividade física em prol da melhoria da saúde.
Abstract: The present work seeks to investigate physical inactivity, sedentary behavior and obesity in students from Kindergarten to Elementary School. Considering that physical activity benefits the body, being recommended as a strategy for health promotion. Currently, many studies have been published in the scientific literature, as well as reports and news in the media, about the harmful effects of lack of physical activity, sedentary lifestyle and obesity. On the other hand, the practice of physical activity reduces the risk of diseases, improving the quality of life of individuals. In this way, the study aims to analyze how physical inactivity, sedentary behavior and obesity occur in students from Kindergarten to Elementary School, since at this stage the body is developing. Based on a bibliographic analysis of authors who deal with this topic, it was possible to observe that the routine and customs of children and adolescents combined with new technologies and sedentary habits directly contribute to the high rates of physical inactivity, sedentary lifestyle and obesity in the range studied age. Therefore, the role of Physical Education must be of awareness and encouragement for the practice of physical activity in order to improve health.
Palavras-chave: Educação física
Educação infantil
Ensino fundametnal
Sedentarismo
Obesidade infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Associação Educacional Dom Bosco
Sigla da Instituição: AEDB
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/66
Data do documento: 17-Nov-2021
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