Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/98
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rhayane Gabriely Martins-
dc.creatorSilva, Thais Alexandra Corrêa-
dc.date.accessioned2023-06-23T23:07:42Z-
dc.date.available2023-06-23-
dc.date.available2023-06-23T23:07:42Z-
dc.date.issued2022-11-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/98-
dc.description.abstractMechanical fatigue is an unwanted fact in project engineering that represents a large part of failures in metal components, being caused by high tensity or deformations. Metal fatigue research began in the 19th century with August Wohler, with cyclic loading tests, the engineer sought to understand failures generated in railway wagon axles, and thus the theme was inserted in the area of mechanical engineering. However, during this development there were several accidents, including airborne accidents, with fatigue as one of the main causes. The present work aims to analyze the cases of Boeing 737 and Comet air accidents caused by mechanical fatigue in aircraft. It has intended to reach this objective by analyzing articles related to the factors that influence fatigue, seeking to understand how it acts and how it can devastate an aircraft in such a grand way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectFadiga mecânicapt_BR
dc.subjectAcidentes aéreospt_BR
dc.titleEstudo de caso de falhas causadas por fadiga em acidentes aéreospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Heloíza Alves Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1218510540055001pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Filho, Diniz Felix dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2666115227295383pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Diego da Silva-
dc.description.resumoA fadiga mecânica é um fenômeno indesejado na engenharia de projetos que representa grande parte das falhas em componentes metálicos, sendo causada por oscilações de tensões ou deformações. As pesquisas de fadiga em metais se iniciaram no século XIX com August Wohler, com ensaios de carregamentos cíclicos, o engenheiro buscava entender falhas geradas em eixos de vagões ferroviários, e assim o tema foi inserido na área da mecânica. Porém ao longo desse desenvolvimento ocorreram diversos acidentes, entre eles os aéreos, tendo a fadiga como uma das principais causas. O presente trabalho tem como objetivo analisar os casos dos acidentes aéreos Boeing 737 e Comet causados pela fadiga mecânica em aeronaves. Pretende-se chegar a este objetivo realizando a análise de artigos relacionados aos fatores de influência da fadiga, buscando compreender como ela age e como pode devastar uma aeronave de forma tão grandiosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdada de Engenharia de Resendept_BR
dc.publisher.initialsAEDBpt_BR
dc.subject.cnpq3.05.00.00-1 Engenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo de caso de falhas causadas por fadiga em acidentes aéreos.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.