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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Luan Felbinger de-
dc.creatorAnaya, Vitor Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-04-24T20:40:04Z-
dc.date.available2024-04-24-
dc.date.available2024-04-24T20:40:04Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/140-
dc.description.abstractIn recent years, with the advancement of automotive technology, vehicle air conditioning systems have become increasingly sophisticated and efficient. Drivers and passengers now have the ability to adjust the vehicle's temperature to their individual preferences, regardless of outside weather conditions. In the present work, we will approach vehicle air conditioning systems equipped with two types of compressors, the compressor with fixed displacement and the compressor with variable displacement with internal control, two options commonly found in the brazilian market. We will compare them in terms of performance, efficiency and benefits, highlighting their main operating characteristics, where it will be possible to correlate which type works in more stable conditions at the system level, which will consequently result in a better energy efficiency of the vehicle when both are working in severe external temperature conditions. Through tests in a climate chamber, it will be possible to visually identify which system that apply a variable compressor work with more stabilized way, allowing the system to adjust the performance demand through the information received by the suction line, unlike systems that apply a fixed compressor. ensuring that the component always works at maximum efficiency, requiring a control that protects it from the freezing point, which generates temperature peaks that generally affect the evaluation, illustrating that despite the compressor using its maximum capacity, the cabin is not refrigerated more efficiently and can generate complaints since from lack of performance of the refrigeration system until the perception of increased fuel consumption in situations where the system is most required.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectClimatização veicularpt_BR
dc.subjectCompressorespt_BR
dc.subjectAr condicionadopt_BR
dc.titleEstudo comparativo entre a aplicação de compressores de deslocamento variável com controle interno e compressores de deslocamento fixo em sistemas automotivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Juliano Carvalho da-
dc.contributor.referee1Santos Filho, Diniz Felix dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2666115227295383pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Diego da Silva-
dc.description.resumoNos últimos anos, com o avanço da tecnologia automotiva, os sistemas de climatização veicular têm se tornado cada vez mais sofisticados e eficientes. Os motoristas e passageiros agora têm a capacidade de ajustar a temperatura do veículo de acordo com suas preferências individuais, independentemente das condições climáticas externas. No presente trabalho abordaremos sobre os sistemas de climatização veicular equipados com dois tipos de compressores, o compressor com deslocamento fixo e o compressor com deslocamento variável de controle interno, duas opções comumente encontradas no mercado brasileiro. Vamos compará-los em termos de desempenho, eficiência e benefícios, destacando suas principais características de funcionamento, onde será possível correlacionarmos qual tipo trabalha em condições mais estáveis em nível de sistema, o que por consequência acarretará em uma melhor eficiência energética do veículo quando ambos estiverem trabalhando em condições severas de temperatura externa. Através de testes em câmara climática será possível identificar de maneira visual que conjuntos que aplicam compressor variável trabalham de maneira mais estabilizada, permitindo que o sistema ajuste a demanda de performance através da informação recebida pela linha de sucção, diferente de sistemas que aplicam compressor fixo, fazendo com que o componente trabalhe sempre na máxima eficiência demandando um controle que o proteja do ponto de congelamento, o qual gera picos de temperatura que afetam de maneira geral a avaliação, ilustrando que apesar do compressor estar utilizando sua capacidade máxima, a cabine como um todo não é refrigerada de maneira mais eficiente podendo gerar reclamações desde falta de performance do sistema de refrigeração até a percepção do aumento do consumo de combustível em situações onde o sistema seja mais requisitado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia de Resendept_BR
dc.publisher.initialsAEDBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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