Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/187
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pedagogia Waldorf: uma proposta alternativa para atender a infância |
Autor(es): | Tesliuk, Viviane Machado |
Primeiro Orientador: | Baldini, Karla Beatriz Lopes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sampaio, Ana Alice Kulina Simon Esteves |
Resumo: | A Pedagogia Waldorf foi concebida por Rudolf Steiner no início do século XX. Essa abordagem pedagógica é baseada em princípios antroposóficos que consideram o desenvolvimento integral da criança como seu objetivo educacional e prioriza o crescimento holístico do indivíduo. Diante do crescente interesse em abordagens educacionais alternativas e do grande número de instituições que adotam a Pedagogia Waldorf, este estudo analisou a relevância e a aplicabilidade dessa Pedagogia como uma proposta alternativa para atender às necessidades da infância. O estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica qualitativa. Os resultados da pesquisa indicam que a Pedagogia Waldorf é eficaz em criar um ambiente de aprendizagem que respeita o desenvolvimento natural das crianças e promove suas habilidades criativas e críticas. A Pedagogia Waldorf respeita os ritmos individuais de aprendizagem, adaptando seu currículo às necessidades de cada etapa de desenvolvimento, de forma a promover uma experiência educativa personalizada e por consequência significativa |
Abstract: | Waldorf education was conceived by Rudolf Steiner in the early 20th century. This pedagogical approach is based on anthroposophical principles that consider the integral development of the child as its educational goal, prioritizing the holistic growth of the individual. In light of the growing interest in alternative educational approaches and the large number of institutions adopting Waldorf education, this study analyzed the relevance and applicability of this pedagogy as an alternative proposal to meet the needs of childhood. The study was developed through a qualitative literature review. The research results indicate that Waldorf education is effective in creating a learning environment that respects the natural development of children and promotes their creative and critical skills. Waldorf education respects individual learning rhythms, adapting its curriculum to the needs of each stage of development, thus promoting a personalized and, consequently, meaningful educational experience. |
Palavras-chave: | Pedagogia Steiner, Rudolf Antroposifia Pedagogia Waldorf |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Associação Educacional Dom Bosco |
Sigla da Instituição: | AEDB |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/187 |
Data do documento: | 19-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia Waldrof.pdf | 648,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.