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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Alan Moreira-
dc.date.accessioned2025-07-30T22:27:34Z-
dc.date.available2025-07-30-
dc.date.available2025-07-30T22:27:34Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/189-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to examine the significance of psychomotricity within Physical Education classes during the early years of elementary education, emphasizing its critical role in the holistic development of children. In this framework, Physical Education, recognized as a core component of the basic curriculum, is no longer perceived merely as a recreational activity but rather as a fundamental discipline for fostering essential competencies and skills necessary for citizenship formation. The research was conducted through a systematic literature review of scholarly articles, books, and academic journals, with a focus on the pedagogical value of bodily experiences and play-based activities in school settings. The findings underscore the contribution of psychomotricity as a pedagogical resource to be integrated into Physical Education instruction, given its relevance in enhancing motor coordination, balance, laterality, spatial and temporal awareness, as well as promoting self-esteem, autonomy, and social interaction. These results suggest that when the body is acknowledged as a medium of expression and communication, opportunities for a more meaningful and transformative teaching-learning process during childhood are greatly expanded. The study concludes that the intentional and systematic incorporation of psychomotor elements into the Physical Education curriculum in the early years of elementary education is indispensable for delivering more effective and humanized instruction. It also highlights the need for investment in teacher education to ensure pedagogical practices that are aligned with the demands of comprehensive child development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Educacional Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA importância da psicomotricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcelo Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4567502558957747pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Monique Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280698345853005pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tânia Regina Borges e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740615488877294pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste estudo foi discutir a relevância da psicomotricidade nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando seu papel essencial no desenvolvimento global da criança. A partir deste contexto, tem-se a Educação Física, como uma disciplina do currículo básico, que deixa de ser vista como mero espaço de recreação e passa a ocupar lugar de destaque na formação de competências e habilidades fundamentais para a formação do cidadão. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, em artigos, livros e periódicos, com foco na importância da vivência corporal e das atividades lúdicas no ambiente escolar. Os resultados encontrados apontam para a contribuição da psicomotricidade como ferramenta a ser inserida nas aulas de Educação Física dada sua importância para o aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio, da lateralidade, da percepção espacial e temporal, bem como para o fortalecimento da autoestima, da autonomia e da interação com o outro. Esses achados indicam que ao compreender-se o corpo como meio de expressão e comunicação, ampliam-se as possibilidades de um processo de ensino e aprendizagem mais significativo e transformador durante a infância. O estudo conclui que a inserção planejada e sistemática da psicomotricidade, e seus elementos básicos, no currículo das aulas de Educação Física, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental torna-se indispensável para um ensino mais eficaz e humanizado, sendo necessário também investir na formação docente para garantir práticas pedagógicas coerentes com as necessidades do desenvolvimento integral infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Boscopt_BR
dc.publisher.initialsAEDBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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