Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/189
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da psicomotricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Barbosa, Alan Moreira
Primeiro Orientador: Silva, Marcelo Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Monique Moura
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Tânia Regina Borges e
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi discutir a relevância da psicomotricidade nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando seu papel essencial no desenvolvimento global da criança. A partir deste contexto, tem-se a Educação Física, como uma disciplina do currículo básico, que deixa de ser vista como mero espaço de recreação e passa a ocupar lugar de destaque na formação de competências e habilidades fundamentais para a formação do cidadão. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, em artigos, livros e periódicos, com foco na importância da vivência corporal e das atividades lúdicas no ambiente escolar. Os resultados encontrados apontam para a contribuição da psicomotricidade como ferramenta a ser inserida nas aulas de Educação Física dada sua importância para o aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio, da lateralidade, da percepção espacial e temporal, bem como para o fortalecimento da autoestima, da autonomia e da interação com o outro. Esses achados indicam que ao compreender-se o corpo como meio de expressão e comunicação, ampliam-se as possibilidades de um processo de ensino e aprendizagem mais significativo e transformador durante a infância. O estudo conclui que a inserção planejada e sistemática da psicomotricidade, e seus elementos básicos, no currículo das aulas de Educação Física, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental torna-se indispensável para um ensino mais eficaz e humanizado, sendo necessário também investir na formação docente para garantir práticas pedagógicas coerentes com as necessidades do desenvolvimento integral infantil.
Abstract: The main objective of this study was to examine the significance of psychomotricity within Physical Education classes during the early years of elementary education, emphasizing its critical role in the holistic development of children. In this framework, Physical Education, recognized as a core component of the basic curriculum, is no longer perceived merely as a recreational activity but rather as a fundamental discipline for fostering essential competencies and skills necessary for citizenship formation. The research was conducted through a systematic literature review of scholarly articles, books, and academic journals, with a focus on the pedagogical value of bodily experiences and play-based activities in school settings. The findings underscore the contribution of psychomotricity as a pedagogical resource to be integrated into Physical Education instruction, given its relevance in enhancing motor coordination, balance, laterality, spatial and temporal awareness, as well as promoting self-esteem, autonomy, and social interaction. These results suggest that when the body is acknowledged as a medium of expression and communication, opportunities for a more meaningful and transformative teaching-learning process during childhood are greatly expanded. The study concludes that the intentional and systematic incorporation of psychomotor elements into the Physical Education curriculum in the early years of elementary education is indispensable for delivering more effective and humanized instruction. It also highlights the need for investment in teacher education to ensure pedagogical practices that are aligned with the demands of comprehensive child development.
Palavras-chave: Educação física
Psicomotricidade
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Associação Educacional Dom Bosco
Sigla da Instituição: AEDB
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/189
Data do documento: 28-Mai-2025
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da psicomotricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pdf654,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.