Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/34
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Biopack
Autor(es): Soares, Karolayne de Oliveira
Queiroz, Lana Gabriela Rodrigues
Batista, Weverson Douglas Francisco
Primeiro Orientador: Rosa, Flavia Gabriela da Costa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar a viabilidade do plano de negócios elaborado para a criação da empresa BioPack, tendo sua matriz na cidade de Resende/RJ. Para isso, elaboramos uma pesquisa, pela qual verificamos os aspectos mercadológicos que respaldam o empreendimento, desenvolvendo ações estratégicas, analisando o mercado de embalagens da região, o campo que abrange a concorrência, entender as necessidades do cliente, e assim, poder concretizar o negócio. Demonstrar a importância de consumo sustentável envolvendo utensílios que utilizamos no nosso dia a dia, tanto para as empresas quanto para os consumidores foi fundamental, pois é algo que muitas vezes não paramos para avaliar. O uso de utensílios de plástico vem causando sérios danos ao meio ambiente, são milhares de toneladas de plástico que vão parar nos oceanos, prejudicando a vida marinha e quem depende dela. Sendo assim, usamos como gatilho para a criação da empresa as inúmeras leis que estão surgindo no Brasil e no mundo, onde ficam proibidos o uso de canudos, copos e sacolas feitas de plástico. A proposta da BioPack é fabricar copos, potes e canudos feitos a partir de papel reciclável, que seja 100% biodegradável e não prejudique o meio ambiente desde a sua fabricação até se descartado incorretamente. Isso fará com que as empresas que comprarem nossos produtos transmitam uma boa imagem perante a sociedade, gerando credibilidade para seus clientes e proporcionando mais visibilidade ao nosso negócio. Destacamos a possibilidade dos clientes poderem adquirir, além de produtos que contribuam com a preservação ambiental, produtos personalizados que tenham a cara que cada empresa ou pessoa física desejar. As vendas serão realizadas através da internet e com nosso vendedor, que terá total disponibilidade para atuar nas vendas dentro da fábrica, quanto ir diretamente ao cliente para oferecer e demonstrar nossos produtos. Atenderemos, inicialmente, empresas do segmento privado, comércios de embalagens, bares, lanchonetes e restaurantes, das cidades de Resende, Porto Real, Itatiaia e Quatis. Devido ao número crescente de fábricas e comércios nessa região acreditamos que seja uma ótima oportunidade para começar o empreendimento. Outro ponto, é que as leis ambientais impulsionam o mercado de produtos sustentáveis, onde a demanda por esses produtos tende a crescer, ganhando mais espaço do mercado nacional e internacional. A empresa apresenta conceitos estratégicos e operacionais para que haja uma futura expansão dos negócios para outros estados, através das vendas E-Comerce e entregas via Correios.
Abstract: This paper aims to demonstrate the viability of the business plan prepared for the creation of the company BioPack, having its headquarters in the city of Resende / RJ. For this, we elaborated a research, by which we verify the marketing aspects that support the enterprise, developing strategic actions, analyzing the region's packaging market, the field that covers the competition, understanding the customer's needs, and thus being able to materialize the business. . Demonstrating the importance of sustainable consumption involving utensils that we use in our daily lives, both for companies and consumers, was fundamental, as it is something that we often do not stop to evaluate. The use of plastic utensils has caused serious damage to the environment, thousands of tons of plastic that end up in the oceans, harming marine life and those who depend on it. Thus, we use as trigger for the creation of the company the numerous laws that are emerging in Brazil and worldwide, which are prohibited the use of straws, cups and bags made of plastic. BioPack's proposal is to make cups, jars and straws made from recyclable paper that is 100% biodegradable and does not harm the environment from its manufacture until it is disposed of incorrectly. This will make companies that buy our products convey a good image to society, generating credibility for their customers and providing more visibility to our business. We highlight the possibility that customers can purchase, in addition to products that contribute to environmental preservation, customized products that have the face that each company or individual wants. Sales will be made through the internet and with our salesperson, who will be fully available to perform sales within the factory, as well as go directly to the customer to offer and demonstrate our products. Initially, we will serve private sector companies, packaging, bars, snack bars and restaurants, from the cities of Resende, Porto Real, Itatiaia and Quatis. Due to the growing number of factories and businesses in this region we believe this is a great opportunity to start the venture. Another point is that environmental laws drive the sustainable products market, where the demand for these products tends to grow, gaining more space in the national and international markets. The company presents strategic and operational concepts for future business expansion to other states, through E-Comerce sales and mail delivery.
Palavras-chave: Administração
Plano de negócios
Produto Biodegradável
Sustentabilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Associação Educacional Dom Bosco
Sigla da Instituição: AEDB
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/34
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de Negócios-BioPack - KAROLAYNE DE OLIVEIRA SOARES.pdf
  Restricted Access
2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.