Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/58
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Impacto da pandemia do Covid-19 nas aulas de Educação Física Escolar: as barreiras impostas aos professores de Educação Física |
Autor(es): | Medeiros, Geovane Alves de Santos, Victória Tamiozzo |
Primeiro Orientador: | Alves, Carlos Vagner Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marcelo Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee2: | Araujo, Gleisson da Silva |
Resumo: | Tendo em vista as medidas de distanciamento social em virtude da pandemia da COVID-19, a paralisação das atividades escolares afetou todas as áreas escolares, principalmente a atuação profissional no âmbito da Educação Física. O objetivo do presente trabalho é apresentar as barreiras impostas aos professores de educação física escolar durante a pandemia da COVID-19 e mostrar os métodos e possibilidades encontradas por eles para se atingir os objetivos de ensino. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa, onde após a filtragem das análises textuais foram selecionados 12 artigos no site Scielo e Google Acadêmico, que apresentam a visão dos professores de Educação Física em relação a essa pandemia da Covid-19 e o impacto gerado nas aulas da Educação Básica. Verifica-se que todos os artigos analisados apresentam muitos questionamentos quanto a dificuldade de manusear a aula remota, mas também é colocado em questão a dificuldade de acesso devido a condição social de alguns alunos. A partir desses resultados, podemos entender a necessidade de diálogos mais específicos e aprofundados sobre o uso da tecnologia nas aulas remota pelos professores juntamente com o incentivo dos mesmos para com seus alunos, criando estratégias cada vez mais criativas para resolver essa situação de forma confortável para todos. |
Abstract: | In view of the measures of social distancing due to the COVID-19 pandemic, the suspension of school activities directly affected professional performance in the context of Physical Education. The aim of this paper is to present the barriers imposed on physical education teachers during the COVID-19 pandemic and show the methods and possibilities found by them to achieve the teaching goals. A systematic literature review was carried out, with an exploratory nature and a qualitative approach, where after filtering the textual analyzes, 12 articles were selected that present the view of Physical Education teachers in relation to this Covid-19 pandemic and the impact generated in Basic Education classes on the SCIELO website. It appears that all articles analyzed have many questions about the difficulty of handling the remote class, but the difficulty of access due to the social condition of some students is also questioned. From these results, we can understand the need for more specific and in-depth dialogues about the use of technology in remote classes by teachers, together with their encouragement towards their students, creating more and more creative strategies to resolve this situation in a comfortable way to all. |
Palavras-chave: | Educação física Ensino à distância Prática educacional Pandemia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Associação Educacional Dom Bosco |
Sigla da Instituição: | AEDB |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/58 |
Data do documento: | 16-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
G10 (Geovane e Victoria).pdf | 360 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.