Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/62
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Benefícios da Ginástica para Todos na dimensão socioafetiva do aluno autista no primeiro ciclo do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Eduarda Pereira da
Almeida, Hellen Cristina de Moura
Primeiro Orientador: Almada, Romana Rosas
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcelo Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Monique Moura
Resumo: A Ginástica Para Todos (GPT) é uma modalidade que garante diversos benefícios ao seu praticante. Por não possuir nenhum tipo de exclusão, ou seja, não há distinção de sexo, faixa etária ou qualquer outra vertente, esta prática é literalmente Para Todos. Além de tudo, não é uma modalidade competitiva, mas sim uma modalidade que visa o bem-estar físico, mental e social do praticante, sendo assim, uma prática bem diferenciada do que costuma ser desenvolvido na escola. O principal objetivo deste trabalho é de investigar os benefícios que a prática da Ginástica para Todos oferece aos alunos autistas nas aulas de Educação Física. O processo metodológico utilizado neste estudo foi uma revisão de literatura, fundamentada em pesquisas bibliográficas. Foram utilizados os sites “SciELO” e “Google acadêmico”; foi utilizada também, a Biblioteca Virtual da Faculdade Dom Bosco. Ao todo foram pesquisadas 58 obras, sendo elas: 30 artigos, 7 documentos, 4 sites oficiais, 2 leis, 1 decreto, 4 monografias, 3 dissertações, 6 livros e 1 tese de doutorado. O período utilizado para embasamento desse trabalho, foi de: 1988 até 2020. Ao longo do trabalho, trazemos evidências que comprovam que a GPT traz diversos benefícios para o aluno autista, principalmente na dimensão socioafetiva.
Abstract: Gymnastics for All (GFA) is a modality that guarantees several benefits to its practitioner. As it does not have any type of exclusion, that is, there is no distinction of sex, age group or any other aspect, this practice is literally For All. Above all, it is not a competitive modality, but a modality that aims at the physical, mental and social well-being of the practitioner, thus, a practice well differentiated from what is usually developed at school. The main objective of this work is to investigate the benefits that the practice of Gymnastics for All offers autistic students in Physical Education classes. The methodological process used in this study was a literature review, based on bibliographic research. The “SciELO” and “Academic Google” sites were used; the Virtual Library of Faculdade Dom Bosco was also used. In all, 58 works were researched, namely: 30 articles, 7 documents, 4 official websites, 2 laws, 1 decree, 4 monographs, 3 dissertations, 6 books and 1 doctoral thesis. The period used to support this work was from: 1988 to 2020. Throughout the work, we bring evidence that proves that GFA brings several benefits to the autistic student, mainly in the socio-affective dimension.
Palavras-chave: Educação física
Ginástica
Ginástica para Todos
Autismo
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Associação Educacional Dom Bosco
Sigla da Instituição: AEDB
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/62
Data do documento: 16-Nov-2021
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
G5 (Hellen e Eduarda).pdf761,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.