Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/79
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da inserção dos esportes paraolímpicos como conteúdo das aulas de Educação Física na Educação Básica |
Autor(es): | Silva, Carla Eduarda Diniz da Costa, Ricardo Fonseca |
Primeiro Orientador: | Ramos, Monique Moura |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marcelo Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee2: | Roque, Tereza da Glória |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo mostrar a importância dos esportes paralímpicos na Educação Básica, através da Educação Física, tendo em vista a incluir as modalidades nas aulas e principalmente o desenvolvimento e a inclusão dos indivíduos através das mesmas. Através de uma revisão de literatura buscaremos argumentos e referências relacionadas ao tema para chegar ao nosso objetivo principal, a inclusão dos indivíduos, do professor junto aos mesmos e das modalidades na escola, trabalhando em conjunto para o desenvolvimento geral dos educandos, no qual é o foco principal deste trabalho em desenvolvimento. Os esportes paralímpicos só passarão a ter a devida importância dentro da escola se forem colocadas em prática, assim, deixando de lado essa dificuldade em incluir os alunos com deficiência nas aulas de educação física, mas, para isso o professor deve ser o mediador dessa tarefa, que acaba se tornando um impasse para tematizar o esporte adaptado como conteúdo, devido a muitos fatores. Para a inserção dos esportes na Educação Básica o principal é, proporcionar o conhecimento das mesmas e colocá-las em prática, modalidades que não requerem tantos recursos (tendo em vista a falta de recursos dentro das escolas) mas que possam despertar o interesse dos alunos e dos demais profissionais, dando um passo importante para a inclusão e dando um passo importante para a prática de outras diversas, buscando meios de realizá-las. Inserindo cada vez mais os esportes paralímpicos na instituição de ensino, trazemos benefícios não só para as aulas de Educação Física, mas para a progresso geral da escola, analisando o impacto positivo que a prática das modalidades podem causar, assim, servindo de espelho para as demais e tornando cada vez mais popular e importante. |
Abstract: | This research aims to show the importance of sports Paralympics in basic education, through physical education, with a view to include modalities in classes and especially development and inclusion. of individuals through them. Through a literature review we will seek arguments and references related to the theme to our main objective, the inclusion of individuals, the teacher together with the themselves and the modalities at school, working together for the general development of students, which is the main focus of this work in development. The paralympic sports will only have due importance within of the school if they are put into practice, thus leaving aside this difficulty to include students with disabilities in physical education classes, but for this the teacher must be the mediator of this task, which ends up becoming an impasse to thematize the adapted sport as content. For the insertion of sports in basic education, the main thing is, provide knowledge of them and put them into practice, modalities that do not require as many resources (given the lack of resources within the schools) but that can arouse the interest of students and others. professionals, taking an important step towards inclusion and taking a step important for the practice of several others, seeking ways to carry them out. Inserting more and more Paralympic sports into the educational institution, we bring benefits not only to physical education classes, but to progress school, analyzing the positive impact that the practice of sports can cause, thus, serving as a mirror for others and becoming increasingly popular and important. |
Palavras-chave: | Educação física Educação básica Esporte paraolímpico Currículo Ensino Inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Associação Educacional Dom Bosco |
Sigla da Instituição: | AEDB |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/79 |
Data do documento: | 17-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
G3 (Carla e Ricardo).pdf | 538,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.