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http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/92
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudo da implementação de um sistema de direção com dois eixos direcionais em um caminhão trator |
Autor(es): | Silva Junior, José dos Passos Rodrigues, Ítalo Valente da Cruz |
Primeiro Orientador: | Rocha, Said Morais Sírio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasques, Carlos Magno Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos Filho, Juliano Carvalho da Silva |
Resumo: | Este trabalho é baseado na descrição detalhada do projeto de implementação do segundo eixo direcional para caminhões do tipo cavalo trator, com o objetivo de aumentar sua capacidade de carga. O presente estudo tem cunho básico e tem como princípio propor soluções para um dos principais problemas enfrentados pelas empresas de logística. Esse problema está relacionado à possibilidade de transportar mais mercadorias em uma única viagem, levando em consideração os limites estabelecidos para transporte terrestre de cargas, sem ter que investir pesadamente em veículos com maior capacidade. Para isso, é utilizado um método de simulação CAD, que se baseia em um projeto de segundo eixo de direção a ser instalado no chassi original. Pela análise, espera-se que os resultados obtidos pelo estudo gerem um aumento de cerca de 36% na capacidade de transporte de carga útil do veículo, equipado com o segundo eixo direcional, se comparado ao veículo base, que possui eixo direcional simples e é mais comum no cenário logístico. |
Abstract: | This work is based on the detailed description of the project of implementing the second steered axle for a tractor trucks, with the objective of increasing its load capacity. The present study has a basic nature and its principle is to propose solutions for one of the main problems faced by logistics companies. This problem is related to the possibility of transporting more merchandise in a single trip, taking into account the limits established for land cargo transportation, without having to invest heavily in vehicles with greater capacity. For this, a CAD simulation method is used, which is based on a design of a second steering axle to be installed on the original chassis. From the analysis, it is expected that the results obtained by the study will generate an increase of about 36% in the payload carrying capacity of the vehicle, equipped with the second steering axle, if compared to the base vehicle, which has a single steering axle and is more common in the logistics scenario. |
Palavras-chave: | Engenharia Sistema de direção Eixo Transporte de carga |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Associação Educacional Dom Bosco |
Sigla da Instituição: | AEDB |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdada de Engenharia de Resende |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.aedb.br/jspui/handle/123456789/92 |
Data do documento: | 19-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC José Passos e Ítalo Rodrigues.pdf | 4,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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